Na última quinta-feira, dia 20/4, aconteceu a sessão de abril do projeto Pedagogias da Imagem, cineclube da Faculdade de Educação da UFRJ. A sessão reverberou as mobilizações da campanha 21 dias de ativismo contra o racismo, com a exibição do filme Branco sai, preto fica (Brasil, 2014), de Adirley Queirós, seguido da palestra Racismo não é burrice, é política mesmo, ministrada pelo filósofo e professor da UFRRJ Renato Noguera.
Ao destacar a potência da mescla entre a ficção científica e o documentário presente no filme de Queirós, o professor Noguera desdobrou uma rigorosa e detalhada reflexão sobre os elementos que o filme nos dá a pensar, partindo de um panorama sobre o racismo em nossa sociedade e no mundo. As políticas de exclusão étnico-raciais, que vêm sendo praticadas há séculos, possuem espantosas semelhanças com o cenário distópico de Brasília apresentado no filme.
O auditório lotado participou bastante do debate, aprofundando e levantando outras questões a partir das diversas contribuições do público. Fiquem ligados aqui no blog, na nossa página do Facebook e no perfil do Twitter para mais notícias sobre nossa próxima sessão, que acontece no mês de maio. Programação a confirmar. Caso queiram receber nossa divulgação por email, é só assinar a nossa mala-direta via secult.feufrj@gmail.com, ou seguir nossos perfis nas redes sociais. Até lá!