A escola, o controle e os entediados

sibilia

É hoje! A sessão de setembro do cineclube Pedagogias da Imagem acontece logo mais, às 17h. Teremos a honra e alegria de contar com a presença de Paula Sibilia, nossa convidada do mês. Paula é argentina, doutora em Comunicação pela UFRJ e em Saúde Coletiva pela UERJ, com pós-doutorado na Université de Paris VIII,  França. Ela é professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Departamento de Estudos Culturais e Mídia, da UFF.

Paula escolheu o filme Dentro da casa, do aclamado diretor francês François Ozon, para desdobrar questões com o público em sua palestra: Pedagogias dos entediados: a escola em crise, entre o regulamento e o bullying. De acordo com ela, as relações entre professores e alunos têm mudado muito nos últimos anos, compassando as transformações que vêm atingindo os mais diversos âmbitos. Contudo, em que pesem todas as crises, o dispositivo escolar continua funcionando e não deixa de marcar inúmeras experiências. O instigante filme de Ozon possui diversas cenas que nos ajudam a pensar sobre a eficácia dos mecanismos de controle psíquicos e sociais que vão perdendo ou ganhando vigência: das paredes para as redes, das advertências para o bullying, da culpa para a vergonha.

Para quem quiser conhecer mais sobre a produção de nossa convidada, deixamos aqui algumas sugestões: ela é autora dos livros O homem pós-orgânico: Corpo, subjetividade e tecnologias digitais (2002), O show do eu: a intimidade como espetáculo (2008), e Redes ou Paredes: a escola em tempos de dispersão (2012). Além disso, mais informações sobre sua produção podem ser encontradas em seu site.

A sessão acontecerá hoje, dia 5 de setembro, no auditório Manoel Maurício – CFCH/UFRJ (ao lado do Cópia Café), que fica no campus da Praia Vermelha da UFRJ (Av. Pasteur, 250). Acesse aqui o flyer de divulgação e confirme sua presença na página do evento no Facebook. Ainda dá tempo e a entrada é franca. Até breve!