Cinema, política e história na sessão de novembro

 

DSC_0047
Foto: belga

No dia 14/11 aconteceu a sessão de novembro do cineclube Pedagogias da Imagem. A sessão foi uma realização da Faculdade de Educação da UFRJ em parceria com a Cinemateca do MAM e a California Filmes, e teve como programação a pré-estreia do filme O jovem Karl Marx, de Raoul Peck, que chegará às telas brasileiras no dia 28/12.

Pela primeira vez, o Pedagogias da Imagem fez uma sessão extramuros, fora da UFRJ e abrigado pela tradicional sala de cinema da Cinemateca do MAM. Quem conversou com o público após a exibição do filme foi a professora Claudia Piccinini, doutora em Educação pela PUC-Rio e professora da Faculdade de Educação da UFRJ, integrante do Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação.

Após abordar em profundidade a trajetória de Karl Marx e Friedrich Engels, em comparação com os momentos documentados e levados à tela por Raoul Peck, Claudia salientou a relevância e atualidade da obra dos autores para o presente, o olhar crítico sobre a materialidade que os cercava, os modos de produção e a tensão provocada pela desigualdade social. Em uma época marcada pela rarefação do espírito crítico, a sessão do Pedagogias da Imagem funcionou como uma abertura ao pensamento sobre a história, sobre a relação entre o conhecimento, a política e o desejo de transformação da sociedade.

DSC_0008
Foto: belga
DSC_0042
Foto: belga