O cineclube da Faculdade de Educação segue com as sessões semanais da itinerância UFRJ da Mostra Ecofalante. A próxima sessão da Matinê Pedagogias da Imagem acontece no dia 14/8, às 10h, no auditório Manoel Maurício/CFCH, campus da Praia Vermelha da UFRJ.
Exibiremos o filme Dedo na ferida (Brasil, 2017), o novo documentário de Sílvio Tendler, e teremos a alegria e a honra de contar com a presença do diretor para um debate com o público. Sílvio conta com uma vasta filmografia na qual se destacam os documentários Os anos JK (1980), Jango (1984), Glauber o filme, labirinto do Brasil (2003) e mais recentemente Utopia e barbárie (2009).
Dedo na ferida foi o grande vencedor do Festival do Rio no ano passado. Ele aborda os impasses da lógica do capital financeiro para o estado de bem-estar social, especialmente os contrastes ligados à concentração de riquezas, reunindo artistas, cientistas e intelectuais, como David Harvey e Costa Gavras, para pensar os dilemas do mundo contemporâneo, assim como formas possíveis de transformação e resistência.
Antes do filme de Sílvio Tendler, será exibido também o curta-metragem Corp (Argentina, 2016), de Pedro Polledri.
Além do público geral, reforçamos o convite também a professores da educação básica e superior que quiserem trazer suas turmas (estudantes a partir de 14 anos), e estamos reunindo os agendamentos destes grupos por email.
A entrada é franca.