Pensar a educação e a desescolarização

Reuber_Secult_baixa

O convidado da sessão de agosto do cineclube Pedagogias da Imagem será Reuber Scofano, que é filósofo, mestre e doutor em Educação pela UFRJ e com pós-doutorado em Educação pela UFF. Reuber é professor da Faculdade de Educação da UFRJ, onde é também pesquisador ligado ao Laboratório do Imaginário Social e Educação (LISE). Reuber é organizador, junto com Nyrma Souza Azevedo, dos livros Recortes do imaginário: novas colagens (2009), e Estilhaços do imaginário (2016).

O cineclube Pedagogias da Imagem exibirá o filme Capitão Fantástico (Captain Fantastic – E.U.A.), de Matt Ross. Com a direção premiada na mostra Un certain regard, em Cannes, o filme foi também indicado ao Globo de Ouro e ao Oscar deste ano, na categoria de melhor ator para Viggo Mortensen, que interpreta o personagem Ben Cash.

Valendo-se dos elementos insólitos das comédias dramáticas do cinema independente norte-americano, o diretor Matt Ross desdobra a narrativa sobre um pai ocupado em criar seus filhos e viver de modo alternativo, afastado da sociedade e, portanto, com seus próprios meios de sobrevivência, subsistência e educação.

Desta premissa, levada às telas com bom humor, ironias e leveza por Matt Ross e pelo elenco, o filme nos provoca a pensar e mobilizar questões em torno da educação. Reuber propõe, a partir de aproximações entre os elementos do filme, uma reflexão sobre as propostas de desescolarização do pensador austríaco Ivan Illich – em sua obra A sociedade sem escolas (1971) – e a prática educacional do educador mineiro Tião Rocha.

A sessão acontecerá na próxima terça-feira, dia 8 de agosto, no auditório Manoel Maurício – CFCH/UFRJ (ao lado do Cópia Café), que fica no campus da Praia Vermelha da UFRJ (Av. Pasteur, 250). Acesse aqui o flyer de divulgação e confirme sua presença na página do evento, no Facebook. A entrada é franca.