Na próxima terça-feira, dia 26 de março, o cineclube Pedagogias da Imagem fará a exibição do longa Estrelas além do tempo (Hidden figures – Estados Unidos, 2016) do diretor Theodore Melfi, às 17h no Auditório Manoel Maurício/CFCH. Logo depois, haverá uma conversa sobre o filme com a convidada Janete Ribeiro.
Sendo uma sessão atrelada à campanha “21 dias de ativismo contra o racismo”, o drama baseado no livro Hidden Figures, da autora Margot Lee Shetterly – que também escreveu o roteiro do filme – se passa em 1961, no contexto da Guerra Fria entre os Estados Unidos e a União Soviética. Com o pano de fundo da corrida espacial entre esses dois países, o longa chama atenção para a grande desigualdade racial dos EUA, que se reflete dentro da própria NASA. Nesse contexto, são apresentadas as três primeiras matemáticas negras: Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe), que são obrigadas a trabalhar separadamente das pessoas brancas. Com isso, além de terem que provar seu valor constantemente, lutam contra o preconceito para ascenderem na carreira.
Com uma grande produção mostrando a importância de pessoas negras na comunidade científica, Estrelas além do tempo foi indicado para três categorias do Oscar: Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Atriz Coadjuvante para Octavia Spencer, que já tinha ganhado o mesmo troféu pelo seu papel em Vidas Cruzadas. O filme venceu o SAG Awards na categoria Melhor Elenco em Cinema, além de prêmios no Hollywood Film Awards e no Satellite Awards.
Theodore Melfi, que também dirigiu St. Vicent no início de sua carreira, revelou em entrevista que conviveu muito com a violência na família, já que seu pai era um ex-mafioso. Disse também que cresceu odiando qualquer vestígio de injustiça – assunto muito explorado em sua nova obra.
Após a exibição, teremos o prazer de receber Janete Ribeiro, mestre em educação pela UFF, para uma conversa na palestra Uma outra história a ser contada. Bacharel e licenciada em História, também pela Universidade Federal Fluminense, Janete Ribeiro possui especialização em Educação com aplicação da Informática (UERJ – EDAI). Atualmente leciona na Educação de Jovens e Adultos no ISERJ e na Escola Técnica Municipal Adolpho Bloch, além de ser pesquisadora associada ao Grupo de Estudos e Pesquisas Intelectuais Negras (UFRJ).
Venham e divulguem! Acesse aqui o link para o evento no Facebook. A sessão está aberta também para receber professores com seus estudantes. Para reservar vagas de turmas, entre em contato conosco pelo email: pedagogiasdaimagem@gmail.com
Redação:
José Augusto Bastos
Luana Maia
– Extensionistas do projeto Pedagogias da Imagem