“Elefante” é apresentado na sessão de Agosto

Na próxima terça, dia 20/08, às 17h, o Cineclube Pedagogias da Imagem exibirá, o longa metragem Elefante (2003), de Gus Van Sant. 

O diretor, cujo filme foi premiado, no mesmo ano, com Melhor Diretor e Palma de Ouro em Cannes (um grande feito, considerando a quebra do regulamento que proibia, desde 1991, o acúmulo desses dois prêmios), mostra predileção por temas que englobam a juventude. Ao escolher retratar muitos de seus jovens personagens, propositalmente à margem, em conflitos, tanto internos, quanto externos, como em Last Days (2005) e Paranoid Park (2007), Van Sant sensibiliza o público, por meio de linguagem altamente filosófica e poética, acerca de questões subjetivas, não necessariamente ligadas somente à juventude, e morais, cuja crítica, muita das vezes, é perceptivelmente direcionada a todos os setores da sociedade.    

A escolha da produção a ser apresentada, a exemplo do que foi dito acima, leva em consideração o aumento vertiginoso no número de casos de massacres em escola. Só em 2018, segundo o site Everytown for Gun Safety Support Fund, nos Estados Unidos, foram registrados dezoito ataques letais em escolas do tipo High School, que é a retratada no filme. Em 2019, os números disponíveis indicam que, até agora, já ocorreram treze ataques, sendo três deles letais e 10 com apenas feridos. A partir da análise destes dados, então, entende-se a urgência em tratar tratar das questões englobadas por esse fenômeno.

Para tanto, após a exibição do filme, teremos a palestra Adolescência hoje: qual o lugar para o mal-estar na escola?, ministrada pela convidada Cristiana Carneiro, que é doutora em psicologia pela UFRJ e, também, professora da Faculdade de Educação da UFRJ.

A sessão é gratuita e aberta para professores que queiram levar suas turmas! Para reservas, entrar em contato pelo email:  pedagogiasdaimagem@gmail.com.  

Redação:

Laura de Souza

-Extensionista do projeto Pedagogias da Imagem